Comunidade São Lázaro, Santa Marta e Santa Maria

Endereço: Av. José Moreira de Queiroz, 50 – Jardim Santa Maria

Horário das Missas: 
Aos Domingos, 9h (consulte a Agenda Paroquial: clique aqui)

Coordenadores: Aline e Aldo

História da Comunidade: Em 1952, o Sr. Ernesto Gatto, doou o terreno para a construção da Capela São Lázaro. A capela construída naquela época tornou-se pequena, havendo a necessidade de ampliação.

Por volta dos anos setenta, chegou a Leme, vindo de Analândia – SP, o Sr. Guilherme Braghin e em sua casa começou a reunir grupos de amigos para rezar o terço e falar de religião. Passou a frequentar sua residência um grande número de pessoas: entre crianças, jovens e adultos. Como sua casa se tornou pequena, o Sr. Guilherme Braghin passou a realizar as reuniões na Capela São Lázaro que não era muito utilizada. 

O Sr. Guilherme Braghin assumiu a diretoria da Comunidade São Lázaro em 1.974. Naquela época várias reuniões foram realizadas com a comunidade do bairro, com intuito de conseguir os recursos necessários para a ampliação, pois a mesma era pequena, não comportando mais o número de fiéis que frequentavam a capela. A luta foi grande, mas graças a Deus o objetivo foi alcançado.

Vale salientar que nem tudo transcorreu normalmente, pois em uma manhã o Sr. Guilherme Braghin foi informado que a igreja havia caído e tudo precisava ser reconstruído. No mesmo dia, o Sr. Mário Harder procurou o Sr. Guilherme Braghin e se ofereceu para mandar levantar novamente a igreja até a cobertura, apenas com uma exigência, que a porta da igreja fosse mudada para o lado oposto, e assim tudo recomeçou. Em poucos meses a igreja estava em fase de acabamento.

Em 1.986 foi iniciada a segunda reconstrução, deixando de ser capela e tornando-se IGREJA SÃO LÁZARO. Em dois anos de muita luta, formada a comissão de construção, iniciou-se á árdua campanha de ampliação da igreja, Foram realizados muitos eventos como: quermesses, almoços, bailes, campanhas e outros meios de angariar fundos, sendo que cada donativo arrecadado fazia com a igreja crescesse.

Foram meses e meses de luta, sacrifício, onde não faltou a colaboração de todos os lemenses, com a participação ativa de toda a comunidade, sendo a Missa de inauguração celebrada em 13 de março de 1.988.

No terreno da Igreja São Lázaro, existia uma galpão que era utilizado como salas de aulas pré-escolar e por cursos promovidos pela Secretaria da Promoção Social do Município de Leme e aos fins de semana abrigava cerca de 570 crianças que frequentavam a catequese.

Com o passar do tempo, a comunidade cresceu e o local tornou-se pequeno para as realizações das atividades. Em consequência a esses fatos a Comunidade reuniu-se com a as lideranças do bairro e algumas autoridades da cidade.

A obra foi iniciada em 1.991, sendo construído outro prédio que abrigou, na época, 03 salas de aulas, 06 banheiros, 01 sala de reunião e 01 escritório.

Durante a passagem do tempo, a Comunidade São Lázaro pertenceu à Paróquia São Manoel, depois à Paróquia Senhor Bom Jesus e desde a criação da Quase-Paróquia e atualmente Paróquia São José Operário à integra como uma de suas comunidades urbanas.

Atualmente,a Comunidade São Lázaro dispõe de sua Capela, que comporta aproximadamente 300 pessoas sentadas; um prédio de dois andares com 05 salas de aulas, 06 banheiros, 01 sala de atendimento do padre/sala e liturgia, 01 despensa; um salão de festas que acomoda 150 pessoas sentadas, além de uma cozinha completa.

A Comunidade São Lázaro tem participação nas seguintes pastorais: Ministros, Liturgia, Catequese, Coroinhas, Dízimo, Educação, Canto e Obras/Manutenção.

Foi inaugurada a Capela do Santíssimo que era um sonho da Comunidade.

No dia 26 de Janeiro de 2021, por meio da Congregação para o Culto e Divinos Sacramentos, o Papa Francisco fez um DECRETO sobre a inclusão da celebração de Santa Marta, Maria e Lázaro no Calendário Romano Geral. No mesmo ano, tivemos a entronização das imagens de Santa Maria e Santa Marta.

Recentemente, no ano de 2023, a Comunidade passou por uma reforma completa (pintura externa) e em seu presbitério: cadeira do presidente, ambão, altar, credências e pia batismal foram totalmente refeitos.