Comunidade Santa Isabel de Portugal

Endereço: Rua Octávio Maurício Pommer, 833 – Jardim Quáglia – Leme/SP

Horário das Missas:
Aos Sábados, 19h30 (consulte a Agenda Paroquial)

Coordenadores: Gardênia e Rafael

História da Comunidade: No dia 28 Agosto de 2.004, Padre Ismael Vanderlei Avi, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia em nossa cidade, enviou o então seminarista, hoje padre Gilson Fernandes, para realizar um Projeto Missionário (PAMP) com o objetivo de “arrebanhar” o povo para um momento celebrativo no Jardim Quáglia. Conta-se também, que o padre Ismael pediu para que a Ministra Cida Jacinto, junto com uma integrante da Pastoral da Criança da Comunidade São José Operário iniciasse também o trabalho pastoral no Jardim Quáglia que estava nascendo. Também foi realizado pela Paróquia Santa Rita de Cássia e com a ajuda da Com. São José Operário, muitos mutirões missionários de visitas às casas das famílias falando sobre a presença da Igreja Católica no bairro.

Atendendo o pedido do padre e também enfatizando o projeto missionário da Diocese – PAMP (Plano de Ação Missionária Permanente), Projeto “Queremos ver Jesus”, foi aceito o desafio com muito carinho e disponibilidade, sendo na ocasião, uma necessidade urgente de nossa igreja, até em nossos dias.

A escolha da Padroeira da Comunidade foi feita por meio de votação: Santa Isabel de Portugal pelo seu forte apelo e ajuda aos pobres da sua época.

O primeiro contato foi feito em meados de Setembro de 2.004 (11/09/2004) com a família de Anataide Oliveira Silva e Maria Aparecida Oliveira Silva, que pertencia então ao território pastoral da Paróquia Santa Rita. Nesse dia, foi conversado um pouco sobre o Projeto PAMP e a proposta sugerida pelo Padre Ismael em relação á formação de uma Comunidade. Uma reunião foi realizada no dia 25/09/2.004, onde foi convidada toda a população do Jardim Quáglia, para juntos decidir o horário e o dia de nossas Celebrações. Nessa reunião, as pessoas presentes ficaram muito contentes, pois já haviam comentado com o Padre Ismael a respeito da realização das Celebrações no bairro e da presença da Igreja. A reunião foi um marco para a Comunidade, na qual contamos com a presença de 16 pessoas.

A primeira Celebração foi realizada no dia 02 de Outubro de 2.004, na residência do casal, localizada á Rua Octavio Maurício Pommer, N° 20 – Jardim Quáglia, onde reuniram-se por um bom tempo antes de receber o terreno onde está atualmente a Comunidade, todos os sábados ás 19h30, para nosso momento de fé, oração e esperança.

No dia 21 de Dezembro de 2014, ganhamos o primeiro terreno no Jardim Quáglia, na Rua Octávio Maurício Pommer, nº 833, para iniciar o trabalho pastoral, a criação do espaço celebrativo  e as salas de Catequese. Padre Ismael deu início à construção da Capela, da cozinha e de mais duas salas para a Catequese e reuniões a serem realizadas na Comunidade. Depois, no dia 24 de Fevereiro de 2010, ganhou-se mais 3 terrenos, no mesmo endereço. No ano de 2.010 (05/10/2010), o padre Alexandra Lucente, então pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, comprou mais meio terreno para a Comunidade, para anexar aos que já existiam. Todos esses terrenos ainda carecem se registro, de matrícula e de unificação junto à Prefeitura Municipal da cidade de Leme, o que nos impede de construirmos qualquer coisa daqui para frente. Estamos tentando a anos essa regularização que se estende por um bom tempo. Já fizemos uma Assembleia na Comunidade que ficou decidido que primeiro iremos construir um Salão/barracão de Festas para depois, futuramente, construirmos a Igreja dedicada a Santa Isabel de Portugal.

Quando a Paróquia São José Operário foi criada no ano de 2013, passamos a pertencer a nova Paróquia e a chegada de novos coordenadores Rafael e Gardênia. E com isso, novos sonhos foram nascendo e crescendo com o passar dos anos.

Além das Missas que acontecem aos Sábados às 19h30 na Comunidade, temos as turmas de Catequese (Eucaristia e Crisma), Grupo de Jovens Guardiões de Maria (único na Paróquia São José Operário) e o trabalho da Pastoral da Criança que faz a Celebração da Vida, sempre no último Domingo do mês, e a visita regularmente às famílias que são assistidas. Também, na dimensão da caridade, muitas famílias que moram no bairro são assistidas mensalmente pela nossa Paróquia, com a doação de uma cesta básica.

Desde a chegada do Padre Arlindo José na Paróquia São José Operário em 2016, a Comunidade passou a ter a representação junto ao CAE – Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia e assim, ficou mais fácil olharmos com mais carinho para a Comunidade e com isso, já fizemos muitas coisas para melhorar a sua estrutura e em sua acolhida:

– Instalação do Sacrário na Comunidade que não tinha;
– Muramos toda a Comunidade, uma vez que ficara aberto e tínhamos sempre a ação de pessoas mal-intencionadas que roubavam nossos utensílios no banheiro e quebravam os vidros;
– Trocamos todos os vidros quebrados;
– Reparo de telhas quebradas e troca de todas as calhas da Comunidade;
– Mudamos o local do altar (no centro da Capela) para facilitar a participação das pessoas;
– Instalação do Grupo de Jovens Guardiões de Maria, que acontece aos Domingos de manhã;
– Reforma dos banheiros, de fato uma conquista da Comunidade, uma vez que antes não tínhamos como acolher melhor os nossos fieis que vinham para as Missas;
– Instalação das placas de sinalização e iluminação externa;
– Reforma completa e pintura da nossa Cozinha;
– Instalação de bebedouro;
– Pintura interna da Capela e externa de toda área da Comunidade e das Salas de Catequese;
– Implantamos a Irmandade do Santíssimo na Comunidade;
– Promovemos a Assembleia com os membros da Comunidade para acertarmos o local do futuro Salão de Festas e da Igreja na Comunidade;
– Já promovemos alguns cursos profissionalizantes em parceria de Eletricista, Panificação, Manicure;
– Reforma no Telhado externo em frente da Capela para aumentar a participação das pessoas nas Missas e Mutirão para cimentar uma parte da Comunidade;
– Doação de data-show da Paróquia São José Operário para a Comunidade;
– Mutirão para fazermos a calçada da Comunidade;
– Regularização do terreno da Comunidade
– Ampliação da Igreja;
– Aquisição da nova imagem da Padroeira.