Padre Arlindo José Vicente Junior.
Nascimento: 14/02/1985
Ordenação Diaconal: 25/10/2015
Ordenação Presbiteral: 21/02/2016
Chega da Paróquia São José Operário: 2016
– Biografia – Padre Arlindo José Vicente Junior
Padre Arlindo José Vicente Junior, nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1.985, na cidade de Itapira/SP, sendo o terceiro filho de Arlindo José Vicente e Rosemary Lorencetti Vicente, ambos de saudosa lembrança. São suas irmãs Fabrícia Lorencetti Vicente, Fabiana Lorencetti Vicente e o sobrinho Guilherme Vicente Pereira. São seus avós paternos: Arlindo de Vicente e Elza Macedo de Vicente – que moravam em Porto Ferreira, onde passou a sua infância e adolescência e mantém como a sua cidade de origem. Seus avós maternos: Reinaldo Lorencetti e Rosa Batista Lorencetti, que moravam em Santa Rita do Passa Quatro, de onde guarda saudosa lembrança da cidade de sua mãe.
Fez seus primeiros estudos no Ensino Fundamental na EMEF Sud Mennucci e na EE Whashington Luiz em Porto Ferreira-SP, concluindo o Ensino Médio em 2002. Formou-se no curso técnico de Design Gráfico na ETEC Dep. Salim Sedeh, na cidade de Leme-SP em 2004, anos antes de ingressar no Seminário Diocesano, onde pôde trabalhar na área por um período como designer gráfico.
Desde muito cedo, recebeu formação religiosa vendo o exemplo de seus pais, avós e tios, que serviu de alicerce para a sua vida. Participava das Missas de Domingo com seus pais na Paróquia São Sebastião (atual Santuário Diocesano) em Porto Ferreira/SP – Diocese de Limeira. Recebeu o Sacramento do Batismo pelas mãos do Padre Ocimar Francisco Francatto no dia 28 de Abril de 1.985, sendo seus padrinhos José Altino Cezário e Ana Maria Vicente Cezário.
Quando iniciou sua caminhada de fé na Catequese, participou do Coral das Crianças da Missa das 9h, permanecendo até alguns anos antes de ingressar no Propedêutico. Também se dedicou a aprender música: toca violão e piano, tendo aprendido na Escola Livre de Música mantida pela Prefeitura Municipal de Porto Ferreira.
Recebeu sua Primeira Eucaristia no dia 08 de Dezembro de 1.997 – dia da Solenidade Imaculada Conceição de Maria na Paróquia São Sebastião em Porto Ferreira e o Sacramento da Confirmação no dia 14 de Outubro de 2.000, pelas mãos do bispo diocesano da época Dom Ercílio Turco (3º bispo de Limeira, 1990-2002) também na Paróquia São Sebastião. Assumindo alguns compromissos na Comunidade Paroquial, coordenou a Pastoral da Comunicação entre 2.004-2008, onde conheceu e se apaixonou ainda mais pelas atividades pastorais da nossa Igreja. Fez o curso de Teologia para Leigos (CDFT) entre 2.005-2.006, o que muito contribuiu para seu discernimento vocacional.
No dia 11 de Fevereiro de 2.008 (dia de Nossa Senhora de Lourdes), ingressa no período Propedêutico no Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores em Limeira. Em 2.009, inicia seus estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a morar no Seminário Diocesano São João Maria Vianney, formando-se em Licenciatura Plena em Filosofia no ano de 2011.
Em 2.012, ingressa na Faculdade de Teologia, também na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Entre 2.012-2013, desenvolve seu estágio pastoral na Paróquia São Vito, na cidade de Americana. Seu último estágio pastoral antes de retornar à Paróquia de origem, foi desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Conchal, no ano de 2.014.
Forma-se Bacharel em Teologia em 2015 realizando o trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre a obra do teólogo alemão Jürgen Moltmann, com o título “O Deus silencioso na cruz de Jesus Cristo: um olhar teológico para o sofrimento humano diante do mal”.
Recebeu a Ordenação Diaconal pelo gesto de imposição das mãos e oração consecratória de Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, no dia 25 de Outubro de 2.015, dia de Santo Antônio de Santana Galvão, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores em Limeira.
Em 2016, é designado pelo bispo diocesano para desenvolver seu ministério pastoral (como diácono administrador paroquial e logo após pároco) na Paróquia São José Operário na cidade de Leme-SP, sua primeira experiência como pároco, onde está até os dias atuais.
Foi Ordenado Sacerdote no dia 21 de Fevereiro de 2016, na Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores em Limeira, também pelo gesto de imposição das mãos e oração consecratória de Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, 5º bispo da Diocese de Limeira-SP (2.007-2019). Recebeu as vestes de Sacerdote, das mãos do padre Ocimar F. Francatto, sua inspiração para vida sacerdotal.
Desde 2016, é assessor eclesiástico para a Pastoral da Saúde na Diocese de Limeira. Participando todos os anos, desde quando era seminarista, de Congressos com a temática desta Pastoral. Ministra em nossa Diocese, Encontros, Reuniões e Formação para os leigos e leigas, sobre a Pastoral, estando à frente da Comissão Diocesana. Em 2019, é nomeado por Dom Orlando Brandes (administrador apostólico da Diocese de Limeira), Capelão da Santa Casa de Misericórdia de Leme-SP. Ocupou a função até meados de 2022, quando a Capela da Santa Casa deixou de existir.
Desde 2022, a faz parte da Equipe de Formadores do Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores, em Limeira, desenvolvendo com os propedeutas a disciplina História da Igreja (como pede o Documento Ratio Fundamentalis – O Dom da Vocação Presbiteral, nº 157, e).
Entre 2022 a 2024, retoma seus estudos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no Mestrado em Ciências da Religião. Defendeu a dissertação em Fevereiro de 2024: “O sentido do sofrimento humano na Salvifici Doloris”, Carta Apostólica escrita pelo papa São João Paulo II, recebendo assim o grau de Mestre em Ciências da Religião, sendo bolsista da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior).
Em 2024, começa o Doutorado em Ciências da Religião também pela PUC Campinas. Trabalha atualmente no Projeto: “Papa Francisco e a cultura do encontro: sobre a evangelização, a casa comum e o imigrante”.