A Paróquia São José Operário
Data de criação: 12/04/2013
Data de instalação: 01/05/2013
Dedicação da Igreja Matriz São José Operário: 26/04/2015
Endereço da Matriz SJO:
Rua José de Alencar, 10 – Jardim Itamaraty
Leme/SP – CEP 13.617-437
Contatos:
(19) 3554-8227 (telefone e WhatsApp) – Secretaria Paroquial
saojoseoperario.leme@diocesedelimeira.org.br
Atendimento da Secretaria:
Segunda a sexta-feira: 8h às 11h; 12h às 17h | Sábado: 8h às 12h
Atendente: Ana
História da Paróquia
No território da Paróquia São José Operário, compreendem os bairros Parque Residencial Itamaraty, Vila Grossklaus, Conj. Ariana, Jd. Berbel, Jd. Ariana, Jd. Lívia, Jd. Jequitibá, Jd. Ana Lúcia, Jd. Graminha, Jd. Residencial Quáglia e na Vila Santa Maria (parcialmente), as ruas Constantino Afonso Pink, José Bonifácio de Andrade e Silva, José Silvestre de Carvalho e Fernão Dias Paes Leme; temos o total de 3.446 famílias morando no território da Paróquia São José Operário. Portanto, são 13.784 pessoas morando em nosso território pastoral (aproximadamente).
Comunidades urbanas:
Comunidade Santa Isabel de Portugal: Jd. Quáglia
Comunidade São Lázaro de Betânia: Vila Santa Maria
Número de fieis católicos: 8.959 católicos (de acordo com dados do IBGE de 2010, 65% de católicos no Brasil)
A Paróquia São José Operário foi criada no dia 12 de Abril de 2013 e instalada no dia 01 de Maio de 2013.
Surgimos como Comunidade no ano de 1.979 por determinação do Padre José de Oliveira, mais conhecido como Padre Zezo (que dá nome ao nosso Salão Paroquial), que decidiu iniciar um trabalho de evangelização no Bairro Itamaraty com o grupo de casais do Encontro Casais com Cristo (ECC), denominado de Grupo Margarida da Paróquia São Manoel. O Grupo começou com encontros da Novena do Natal e encontros da Campanha da Fraternidade, nas casas pertencentes ao Bairro Itamaraty, onde percorriam as ruas do bairro em procissão. Logo após a criação da Comunidade, o grupo Margarida juntamente com a Agil realizou um trabalho sócio econômico no bairro visitando e cadastrando todas as famílias que aqui residiam. Com esse trabalho, as famílias mais carentes eram atendidas com o auxílio de cesta básica e agasalho.
Com o falecimento do Padre Zezo (1982) e a chegada do Padre José Correia, a Comunidade através das doações recebidas, uniu-se em mutirão para construir o Primeiro salão (carinhosamente chamado de Salãozinho) para serem realizadas as Celebrações Eucarísticas. A construção do Salãozinho, assim como era chamado na época, não foi fácil. Mas Deus iluminou o nosso caminho onde essa experiência marcou a comunidade, pois não tínhamos recursos financeiros e as doações eram das próprias famílias que aqui residiam. Parte da mão de obra, principalmente, do acabamento foi realizada em mutirão onde os pais de famílias – que muitos deles participam até os dias de hoje e outros já faleceram – trabalhavam a noite como pedreiro e servente doando o seu serviço para Deus.
Com o Salãozinho construído, a Comunidade realizava além das Celebrações Eucarísticas, as atividades sociais tais como: corte e costura, Catequese, bazar, compras comunitárias e a Escola Infantil administrada pela Prefeitura Municipal. Em 1.982, foi celebrada a Primeira Missa pelo Padre Correia, uma verdadeira Ação de Graças à inauguração da área que hoje é a sede da Paróquia São José Operário.
Também está na origem da Paróquia São José Operário, o trabalho das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base – que realizava reuniões todas as Quartas-feiras para partilhar o evangelho e tratar dos assuntos da Comunidade – fato esse destacado pelos paroquianos, que muito contribuiu para edificação do povo de Deus, que vencia as diferenças e dificuldades da caminhada da Comunidade, por meio do diálogo e partilha.
Com a chegada do Padre José Ângelo Mirandola Bryan como pároco da Paróquia São Manoel, a Comunidade recebeu um incentivo financeiro da Campanha da Fraternidade e com esse auxílio iniciamos a construção da Igreja de São José Operário.
Com a luz do Espírito Santo, a Comunidade caminhava e crescia realizando as Quermesses, Promoções e Eventos, sendo sempre ajudado pelas famílias que doavam os ingredientes para a realização dos Eventos. Há de se destacar também a Campanha do Algodão. Na época da colheita, muitos membros da Comunidade iam para a roça aos Sábados e Domingos para fazer a segunda colheita. Todo algodão colhido era pesado, vendido e revertido para a construção da Igreja de São José Operário. Ao final da tarde, lá mesmo na roça do algodão, era realizada a Celebração da Palavra presidida pelo ministro Valentim Comin e a irmã Felícia – SMMP, em cima das sacas de algodão.
Em sua história de construção, muitas famílias doaram suas vidas para a Comunidade. Algumas, já contemplam a glória dos céus, outras aqui estão e com certeza se orgulham do trabalho realizado. Um trabalho simples, assim como a exemplo de São José Operário, um trabalho de paciência de fé e amor a Igreja de Cristo que hoje serve de alicerce para a sustentação, no Bairro Itamaraty da Paróquia de São José Operário.
Em 1.995, a Comunidade de São José Operário passou a pertencer a Paróquia de Santa Rita de Cássia, onde foi iniciado os trabalhos da Pastoral do Dízimo, como expressão forte de amor e partilha. Juntamente com a Pastoral do Dízimo, a partir da década de 90, surgiram inúmeros trabalhos pastorais na comunidade, dentre eles a Pastoral da Criança que orientava as mães e as gestantes. Esse trabalho pastoral que continua até os dias de hoje, salvou e salva vidas no Bairro Itamaraty.
Em 19 de Fevereiro de 2.012, foi criada a Quase-Paróquia São José Operário, desmembrada das Paróquia Santa Rita de Cássia e Senhor Bom Jesus, tendo sido nomeado administrador paroquial o padre Johnny Artur dos Santos – que se tornou o primeiro pároco, que juntamente com o povo de Deus, preparou a Comunidade para transformar-se em Paróquia: no 1º de Maio de 2.013, dia do seu padroeiro São José Operário.
A Igreja Matriz São José Operário foi dedicada em Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, no dia 26 de Abril de 2.015. Com a criação e instalação da Paróquia São José Operário, passou a ter mais duas Comunidades urbanas: Comunidade Santa Isabel de Portugal e Comunidade São Lázaro de Betânia. Temos ainda duas Comunidades Rurais: Comunidade Nossa Senhora Aparecida que fica no Núcleo Cresciumal e Comunidade Nossa Senhora do Rosário que fica na Fazenda Cresciumal (propriedade particular). Foi criada também a Comunidade Santo Antônio de Santanna Galvão – com a Missa celebrada na Casa dos moradores.
Desde Fevereiro de 2.016, tem como seu segundo pároco o padre Arlindo José Vicente Junior.